IMG Partnership: Innovation, challenges and the future. The best is yet to come.
(English Below) 🇵🇹
Entrevista com Andrea Merlini, Chefe de Vendas para Exportação e Marketing da IMG S. r. l
- Sobre sua trajetória profissional
Pode contar-nos um pouco sobre sua trajetória profissional? O que motivou a escolher este setor e carreira?
Tenho uma formação académica um tanto incomum para trabalhar no setor de máquinas para borracha e, ainda mais, em vendas. Sou licenciado em Letras e tenho um mestrado em Arqueologia Clássica. Também fiz um intercâmbio Erasmus de seis meses no Reino Unido para aprimorar meu o inglês e, atualmente, tenho nível C1, além de falar francês.
Sempre fui uma pessoa ativa e gosto muito do processo de vendas, de explicar às pessoas as características e vantagens de um produto ou máquina específica.
Em determinado momento, percebi que seguir uma carreira académica seria muito sedentário para mim, então encontrei o meu lugar no setor de vendas e em todas as suas nuances. Além disso, eu realmente não queria perder meu nível de inglês, por isso escolhi uma carreira voltada para exportação.
Quais foram os maiores desafios que enfrentou no início do seu percurso?
Acho que o maior desafio para qualquer profissional de vendas é adquirir um conhecimento profundo sobre o produto ou serviço que precisa vender.
É essencial entender e conhecer todos os seus aspetos para poder explicá-los aos clientes de diferentes níveis e também transmitir a respetiva confiança.
Uma máquina de injeção de borracha é um produto muito complexo e altamente personalizável. No início, passei muito tempo na área de produção da IMG, fazendo perguntas aos meus colegas e anotando tudo. Ainda faço isso, mesmo depois de três anos, pois neste setor nunca se para de aprender.
Além disso, no começo, também foi um desafio lidar com reuniões presenciais com clientes em inglês.
Existe algum momento ou conquista que considera um marco na sua carreira?
Sempre que consigo vender um produto pela primeira vez, considero uma grande conquista. No passado, sempre que mudei de empresa ou de função, tive que começar do zero e fazer a minha primeira venda naquele setor específico novamente.
Vender uma máquina de borracha exige meses ou até anos de trabalho e contato constante com o cliente. É um processo muito longo.
- Equilibrando aspectos técnicos e humanos
Quais são os maiores desafios ao gerenciar pessoas em ambientes técnicos?
Cada pessoa tem seu próprio histórico e personalidade, isso acontece em todos os setores, e os profissionais de ambientes técnicos não são exceção. Sempre procuro entender a maneira de pensar dos meus colegas, destacar os seus pontos fortes e oferecer apoio quando necessário. Acredito que isso é o que um gestor deve fazer.
Também acho que, em ambientes técnicos, um certo nível de conhecimento básico deve ser compartilhado entre todos os funcionários, independentemente do cargo. No início, esforcei-me para aprender bastante, para poder responder às perguntas dos meus colegas e auxiliá-los também em tarefas técnicas.
Hoje, sou responsável por nove agentes internacionais da IMG e por duas pessoas no back-office da empresa. Sempre tento ensinar algumas habilidades técnicas, pois são fundamentais para o crescimento profissional.
Quais habilidades você considera essenciais para liderar equipas em cenários complexos?
O mundo do trabalho mudou muito nos últimos anos. Hoje, é fundamental ter empatia e ouvir as necessidades das pessoas, especialmente das novas gerações.
Atualmente, uma empresa precisa ser atraente para os profissionais e oferecer um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal.
Nos últimos anos, tornou-se muito difícil fazer planos de longo prazo. Por isso, é essencial ser resiliente e ter uma visão estratégica clara, considerando todos os aspectos relacionados ao trabalho e ao setor de negócios.
Ninguém tem uma bola de cristal, mas um líder precisa tomar decisões sábias todos os dias.
- Resiliência, adaptabilidade e eficiência
Que conselhos práticos daria às empresas que procuram melhorar a eficiência, reduzir custos ou aumentar o retorno sobre o investimento?
O primeiro passo é conhecer muito bem o setor e o produto ou serviço que estamos a produzir e a vender. Ter um conhecimento sólido é essencial para qualquer empresário.
Depois, é importante conhecer a fundo a própria empresa e realizar uma avaliação completa. Recomendo fazer uma análise SWOT da empresa e dos concorrentes para identificar oportunidades de melhoria e áreas ainda não exploradas pela concorrência.
Hoje em dia, os serviços estão a tornar-se mais importantes do que os próprios produtos. Uma empresa não deve apenas fornecer um produto, mas também oferecer suporte técnico, assistência remota, peças de reposição e acompanhar o cliente desde o início até ao pós-venda. O suporte pós-venda é fundamental.
Pode partilhar um exemplo de como esses princípios foram aplicados com sucesso?
Um cliente da IMG valorizou tanto o nosso serviço pós-venda que acabou por comprar outra máquina. Esse é o resultado perfeito da colaboração entre o departamento de vendas e o de pós-venda.
Como as empresas podem integrar esses elementos na sua estratégia de forma consistente?
Fortalecendo a colaboração entre os diferentes departamentos. Para alcançar grandes resultados, é preciso que os colaboradores trabalhem juntos em prol de um objetivo comum.
- Presença global da IMG e o mercado português
Qual a importância de Portugal na estratégia atual da IMG?
A IMG está presente em Portugal há muitos anos graças à parceria com a Ruy de Lacerda, e estamos satisfeitos com essa colaboração. O mercado de borracha em Portugal não é muito grande, mas estamos determinados a entrar e começar a vender máquinas da IMG no país.
Sabemos que os números não serão tão expressivos quanto em outros países, mas queremo-nos estabelecer também em Portugal.
Além disso, apreciamos muito os relatórios periódicos que a Ruy de Lacerda nos envia para atualizar a IMG sobre o mercado português da borracha.
Que oportunidades vê no mercado português?
O mercado português exige, principalmente, máquinas verticais. Encontrei poucos exemplos de máquinas horizontais, que são o principal negócio da IMG.
Estou a trabalhar bastante com os meus colegas para melhorar os nossos modelos verticais e atender melhor o mercado português.
- Parceria com a Ruy de Lacerda
Como avalia a parceria com a Ruy de Lacerda?
Temos uma colaboração forte e positiva. Como mencionei antes, valorizamos muito os relatórios que nos mantêm informados sobre o mercado português de borracha.
Mesmo sendo um mercado pequeno, queremos estar bem informados sobre ele.
O que você mais valoriza nessa colaboração?
Destaco o profundo conhecimento de mercado dos agentes da Ruy de Lacerda. Trabalho principalmente com José Quintino e Andrea Neves, e aprecio muito a grande experiência de José e os esforços de Andrea para crescer como técnica-comercial.
Existem iniciativas conjuntas ou projetos futuros que gostaria de destacar?
Queremos aumentar nossa presença internacional ano após ano. Em 2025, estaremos presentes em duas feiras : PLASTPOL, em maio, na Polónia e K Fair, em outubro, na Alemanha.
Todos são bem-vindos para visitar o nosso stand.
- Inovação e desenvolvimento
O que podemos esperar da IMG em termos de tecnologia, inovação e novos produtos?
Estamos sempre a trabalhar para desenvolver máquinas com o menor impacto ambiental, visando a proteção do meio ambiente. Há dois anos, lançamos o nosso primeiro modelo totalmente elétrico para borracha, o REM. Os temas ESG são de grande importância para a IMG.
Também percebemos que, fora da Itália, o modelo mais solicitado é o vertical. Por isso, estamos focados em criar modelos verticais mais compactos e sempre confiáveis.
Todos conhecem a IMG pelas nossas máquinas horizontais, mas também produzimos diversos modelos com configuração vertical e máquinas especiais.
- Mensagem final
Que mensagem gostaria de deixar para os clientes, parceiros e colaboradores que acompanham o trabalho da IMG?
O Nosso lema: THE BEST IS YET TO GUM! Fiquem atentos e continuem a acompanhar-nos.
🇬🇧
Interview with Andrea Merlini, Head of Export Sales and Marketing at IMG S. r. l
- About your professional background
Can you tell us a bit about your professional background? What motivated you to choose this sector and career?
I have a very strange school background to work in the Rubber machines sector and even more in Sales probably. I have a BA in Letters and a Master in Classical Archaeology, I also did a 6 months Erasmus period in UK to improve my English level and now I have a C1 and I also speak French.
I’ve always been an active person and I really like the Sales process and explaining to people the features and advantages of a specific product or machine.
At some point I realized that an academic career would have been too sedentary for me, so I found my place in the Sales sector and in all its nuances.
I really do not want to lose my English level so I choose a career in Export.
What were the biggest challenges you faced at the beginning of your journey?
I think the biggest challenge for every Sales person is to reach a very deep knowledge of the product, or service he or she has to sell.
It’s important to understand and know every aspect of it to be able to explain it to every customer level and also transmit a certain level of confidence.
A rubber injection machine is a very complicated and highly customizable product, so at the beginning I spent a lot of time in IMG production area asking questions to my colleagues and taking notes. I still do this after 3 years. In this sector you never stop learning.
Handling English face to face meeting with clients has also been quite difficult at the beginning too.
Is there any moment or achievement you consider a milestone in your career?
Everytime I managed to sell a product for the first time has been a big achievement for me. When in the past I changed company or job, I always had to restart from zero and make my first sale in that specific sector again.
Selling a rubber machine requires months or years of work and constant contact with the customer, it’s a very long process.
- Balancing technical and human aspects
What are the biggest challenges you encounter when managing people in technical environments?
Each person has its specific background and character, this in all sectors and people in technical environments are no exception. I always like to understand the way of thinking of a colleague and try to emphasize his positive aspects and offer my support when in need, I think this is what a manager should do.
I also think that in technical places a certain base of knowledge should be held by all the employees of every level. At the beginning I pushed myself to learn a lot in order to be able to reply to my colleague questions and help them also with technical tasks. I’m now responsible for the 9 IMG international agents and of two back-office persons in the Company and I always try to teach them some technical skills as they are fundamental to grow.
What skills do you consider essential to lead teams in complex settings?
The world of work changed a lot in recent years, nowadays it’s very important to be emphatic and to listen to people necessities, all this especially with younger generations.
Nowadays a company has to be attractive to people and offer a stable work-life balance.
Especially in the last year making long term plans has become very difficult and so it’s important to be resilient and have a very clear strategic vision that takes care of every aspect related to the job and to the business sector.
Nobody has a crystall ball, but a leader has to take wise decisions every day.
- Resilience, adaptability and efficiency
What practical advice would you give to companies seeking to improve efficiency, reduce costs, or increase return on investment?
As a start it’s necessary to know very well the sector and the product or service you are making and selling to customers. A strong background it’s a MUST for every entrepreneur.
Then a complete knowledge of its proper company, also a company evaluation is suggested. It’s important to do a SWOT analysis of the company itself and of the competitors to understand where it’s possible to improve and which are the sector or the services not covered by the competitors.
Nowadays services are becoming more important than the actual products. A company has not to provide only the product, but also a technical assistance, a remote assistance, spare parts and be able to follow the customer from the beginning till the sale and even after. After sales is very important.
Can you share an example of how these principles were successfully applied?
An IMG client appreciated our after sales service so much, that he bought another machine. It’s the perfect result of a strong collaboration between the Sales Dep and the After Sales one.
How can companies consistently integrate these elements into their strategy?
Make stronger collaborations between different departments. To achieve great results you need the employees to work together to achieve a final result.
- IMG’s global presence and the Portuguese market
What is the importance of Portugal in IMG’s current strategy?
IMG is present in Portugal thanks to Ruy de la Cerda since many years and we are satisfied by the collaboration. The rubber market is not so big in Portugal, but we are determined to enter and start selling IMG machines also there.
Obviously we understand the numbers won’t be as big as in other countries, but we want to establish ourself also in Portugal.
We also appreciate the reports that Ruy de la Cerda periodically send to us to update IMG about the Portoguese rubber market.
What opportunities do you see in the Portuguese market?
This specific market mostly requires Vertical machine only, I encountered very few examples of horizontal machines that are the main business of IMG.
I’m working a lot with my colleagues to improve our vertical models to enter in the Portuguese market.
- Partnership with Ruy de Lacerda
How do you evaluate your partnership with Ruy de Lacerda?
Good and strong collaboration. As said we really appreciate the reports that keeps us informed about the Portuguese rubber market.
Even if small, we want to be informed about it.
What do you value most in this collaboration?
I can say that it’s deep the knowledge of the market by the Ruy de la Cerda agents. I mostly work with Josè Quintino and Andrea Neves and I really appreciate Josè great experience and Andrea’s efforts in improving as a Technical Sales agent.
Are there any joint initiatives or future projects you would like to highlight?
As IMG we want to increase our International presence year after year. In 2025 we will be present at two fairs: PLASTPOL in May in Poland and the K fair in Germany in October.
Everybody is welcome to visit our stands.
- Innovation and development
What can we expect from IMG in terms of technology, innovation and new products?
We are always working in making less impactant machines (to protect the environment). Two years ago we made the very first completely full electric rubber machine, our REM model.
ESG topics are really important for IMG.
I also noticed that outside Italy the most requested model is the vertical one, so we are working to create more compact and always reliable Vertical IMG models.
Everybody knows IMG because of our horizontal machines , but we also produce various models with a Vertical layout and special machines too.
- Final message
What message would you like to leave for the clients, partners and collaborators who follow IMG’s work?
Our motto: THE BEST IS YET TO GUM! Stay tuned and follow us.