The Future and Trends of the Graphic Industry
(English Below) 🇵🇹
A indústria gráfica está em constante evolução, moldada por avanços tecnológicos, mudanças nas preferências dos consumidores e exigências de sustentabilidade.
Certos segmentos deste mercado estão em decréscimo, como é o caso da impressão de revistas e jornais, que devido ao crescimento da media digital e mais recentemente devido à pandemia, prevê ter uma taxa de crescimento anual de -2.99%, e uma redução de penetração de mercado, que se encontra em 20.2% em 2024, para 15.7% em 2029, segundo dados da Statista.
Por outro lado, segmentos como a impressão de embalagens mostram tendências de crescimento, com a flexografia sendo o maior processo deste tipo de impressão, segundo dados da Smithers, mostrando uma taxa de crescimento de 2.4% anual. Globalmente os cartões ondulados são o maior segmento dos materiais, com uma taxa de crescimento de 3.3% anual.
As empresas necessitam de se ajustar à rápida evolução deste mercado, seguindo atentamente as tendências e mostrando adaptabilidade e vontade de seguir as mudanças. Neste artigo vamos analisar algumas tendências que vão moldar o futuro da indústria gráfica.
Impressão sob demanda
A impressão sob demanda tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante, devido às exigências dos produtores por maior velocidade. Isto está a revolucionar a indústria gráfica, pois permite uma produção mais rápida e personalizada para os consumidores finais.
As empresas gráficas que se conseguem ajustar a estas exigências, sendo capazes de entregar impressões de qualidade em apenas alguns dias e não semanas, terão maior sucesso no futuro desta indústria. Com a inovação tecnológica em equipamentos e consumíveis, torna-se cada vez mais fácil oferecer produtos de alta qualidade, com grande precisão nos detalhes, de forma rápida e eficiente.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma prioridade crescente em todos os setores da indústria, com grande relevo na indústria gráfica. Os consumidores e as empresas estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas práticas, logo estão cada vez mais exigentes no que toca a sustentabilidade dos seus produtos.
A utilização de tintas à base de água, materiais reciclados e práticas eficientes a nível de consumo de energia são tendências crescentes na indústria gráfica, que vieram para ficar.
Customização
A customização é uma das tendências crescentes na indústria gráfica, pois as empresas estão cada vez mais à procura de oferecer experiências individuais aos seus clientes, para criar uma conexão mais forte, interagindo com eles de uma forma mais profunda e apropriada aos interesses dos indivíduos.
Muitas empresas procuram fornecedores capazes de lhes oferecer impressões em materiais personalizados, com textos e imagens individualizados para os clientes, aumentando a relevância e interação dos consumidores finais. Isto é uma grande oportunidade para as empresas que são capazes de fornecer impressões de forma rápida e adaptável.
Inteligência artificial
A inteligência artificial está a revolucionar a indústria gráfica, melhorando a eficiência e as capacidades de personalização dos produtos. Com a automação, os processos de trabalho podem ser otimizados, permitindo reduzir a intervenção manual nos processos.
Em entrevista ao Jornal Económico, o presidente da APIGRAF , José Manuel Lopes de Castro , abordou o tema da inteligência artificial: “Há empresas que já têm no seu catálogo em que quer o conteúdo, quer a produção gráfica não teve intervenção humana, como é o caso da Amazon. Isto levanta questões interessantes, de natureza de autor e preocupantes, quando temos um produto em que a IA substitui um técnico. Tudo aponta para o desaparecimento de muitos postos de trabalho e aponta para a criação de postos de trabalho.”
Tal como em outros setores industriais, a inteligência artificial vai revolucionar os processos produtivos, permitindo às empresas ter maior flexibilidade e eficiência. Alguns postos de trabalho poderão desaparecer, mas a inteligência artificial também vai trazer muitas novas oportunidades e postos de trabalho para as empresas.
Conclusão
A indústria gráfica está a passar por períodos de grande evolução e mudança. A adaptabilidade e boa leitura das tendências vão ser fatores fulcrais para definir as empresas que terão sucesso no futuro, capazes de crescer e prosperar com todas as oportunidades futuras.
Na Ruy de Lacerda estamos sempre atentos a todas as tendências do mercado, presentes em todos os eventos e em constante conversa com os nossos parceiros para conseguirmos ajudar os nossos clientes a se ajustarem a todas as mudanças nesta indústria.
Por Sergio Pereira
🇬🇧
The Future and Trends of the Printing Industry – by Sérgio Pereira
The printing industry is constantly evolving, moulded by technological advances, changes in consumer preferences and sustainability demands.
Certain segments of this market are in decline, such as magazine and newspaper printing, which due to the growth of digital media and more recently due to the pandemic, is forecast to have an annual growth rate of -2.99%, and a reduction in market penetration, which stands at 20.2% in 2024, to 15.7% in 2029, according to data from Statista.
On the other hand, segments such as packaging printing are showing growth trends, with flexography being the largest process in this type of printing, according to Smithers data, showing a growth rate of 2.4 per cent annually. Globally, corrugated board is the largest segment of materials, with a growth rate of 3.3 per cent annually.
Companies need to adjust to the rapid evolution of this market, following trends closely and showing adaptability and a willingness to follow changes. In this article we will analyse some of the trends that will shape the future of the printing industry.
Print on demand
Print on demand has become increasingly relevant due to producers’ demands for greater speed. This is revolutionising the printing industry, as it enables faster and more personalised production for end consumers.
Printing companies that can adjust to these demands, being able to deliver quality prints in just a few days rather than weeks, will be more successful in the future of this industry. With technological innovation in equipment and consumables, it is becoming increasingly easy to offer high-quality products, with great precision in detail, quickly and efficiently.
Sustainability
Sustainability is a growing priority in all sectors of industry, especially in the printing industry. Consumers and companies are becoming increasingly aware of the environmental impact of their practices, so they are increasingly demanding when it comes to the sustainability of their products.
The use of water-based inks, recycled materials and energy-efficient practices are growing trends in the printing industry that are here to stay.
Customisation
Customisation is one of the growing trends in the printing industry, as companies are increasingly looking to offer individual experiences to their customers, to create a stronger connection, interacting with them in a deeper way that is more appropriate to the individual’s interests.
Many companies are looking for suppliers who can offer them prints on personalised materials, with individualised texts and images for customers, increasing the relevance and interaction of end consumers. This is a great opportunity for companies that are able to provide prints quickly and adaptively.
Artificial intelligence
Artificial intelligence is revolutionising the printing industry, improving efficiency and product customisation capabilities. With automation, work processes can be optimised, making it possible to reduce manual intervention in processes.
In an interview with Jornal Económico, the president of APIGRAF, José Manuel Lopes e Castro, addressed the issue of artificial intelligence: ‘There are companies that already have a catalogue in which both the content and the graphic production have not had human intervention, as is the case with Amazon. This raises interesting, authorial and worrying questions when we have a product in which AI replaces a technician. Everything points to the disappearance of many jobs and points to the creation of jobs.’
As in other industrial sectors, artificial intelligence is going to revolutionise production processes, allowing companies to be more flexible and efficient. Some jobs may disappear, but artificial intelligence will also bring many new opportunities and jobs to companies.
Conclusion
The printing industry is going through periods of great evolution and change. Adaptability and a good reading of trends will be key factors in defining the companies that will be successful in the future, capable of growing and prospering with all the opportunities ahead.
At Ruy de Lacerda we are always aware of all the market trends, present at all the events and in constant conversation with our partners so that we can help our clients adjust to all the changes in this industry.