Gestão de Marketing: 4 Lições do Ciclismo para Empresas Familiares
(English Below) 🇵🇹
As empresas familiares frequentemente enfrentam desafios únicos no mundo dos negócios. Na recente viagem em ciclismo até Santiago de Compostela, enfrentei muitos desafios que me permitiram crescer como pessoa e profissional, e me trouxeram aprendizagens que posso aplicar no dia a dia da gestão de marketing da Ruy de Lacerda.
Assim como um ciclista depende de uma equipa coesa, uma empresa familiar precisa da dedicação de todos para alcançar os seus objetivos. No entanto, muitas vezes, é a abordagem estratégica e a gestão eficaz que fazem a diferença entre uma viagem suave e uma cheia de obstáculos. Partilho as lições valiosas que a gestão empresarial de marketing pode aprender com o mundo do ciclismo e como aplicá-las da melhor forma em empresas familiares.
Planeamento
O sucesso vem da preparação e planeamento meticuloso, refletindo a importância de definir metas claras e estratégias sólidas. Antes de começar o tour pelos Caminhos de Santiago, nós exploramos e estudamos o percurso, identificamos os pontos críticos e planeamos como enfrentar os desafios que encontramos. Para além do plano principal definido, também tivemos em conta a possibilidade de surgirem imprevistos, e devido a isso, planeamos as medidas que implementariamos nessas situações. Para atingir o sucesso, é essencial ter mais do que um plano.
Adaptação
Tal como nos tivemos de adaptar às condições climatéricas inesperadas e condições variáveis da estrada, as empresas familiares têm de se adaptar, ser ágeis e flexíveis para se ajustar às mudanças no mercado. Isto pode ser especialmente desafiador em empresas familiares com uma grande história definida, devido às tradições e hábitos desenvolvidos, no entanto é essencial para o sucesso no ambiente empresarial atual que evolui a uma velocidade sem precedentes. Juntos, com foco e determinação, podemos superar qualquer obstáculo e alcançar novos patamares de sucesso.
Disciplina e trabalho em equipa
A disciplina, consistência e hábitos saudáveis são fundamentais tanto para o ciclista em longas viagens quanto para a empresa familiar na sua trajetória de sucesso. A mentalidade de equipa no ciclismo, onde cada membro desempenha um papel vital, espelha a colaboração e comunicação necessárias numa empresa familiar. Isto requer comunicação, confiança mútua, respeito e reconhecimento do papel único que cada pessoa desempenha no sucesso da empresa. É importante contar com a opinião de todos os membros da empresa no desenvolvimento das estratégias de marketing, valorizando assim o expertise que cada profissional desenvolve ao longo da sua carreira.
Avaliação do desempenho
Assim como os ciclistas avaliam constantemente o seu desempenho durante uma corrida e fazem ajustes conforme necessário, as empresas familiares precisam de monitorizar de perto as suas estratégias de marketing. Isto inclui a análise de métricas-chave, o feedback dos clientes e da equipa e a capacidade de aprender com os erros e fazer mudanças rápidas.
A gestão de marketing em empresas familiares pode beneficiar muito das lições que aprendemos nesta jornada de ciclismo. Ao adotar uma abordagem estratégica, adaptável e com um foco na equipa, as empresas familiares podem enfrentar os desafios com confiança e alcançar o sucesso sustentável no mercado.
Por Luis Zamith
🇬🇧
Marketing Management: 4 Lessons from Cycling for Family Businesses
Family businesses often face unique challenges in the business world. On my recent cycling trip to Santiago de Compostela, I faced many challenges that allowed me to grow as a person and a professional, and brought me lessons that I can apply to Ruy de Lacerda’s day-to-day marketing management.
Just as a cyclist depends on a cohesive team, a family business needs everyone’s dedication to achieve its goals. However, it is often the strategic approach and effective management that make the difference between a smooth journey and one full of obstacles. I share the valuable lessons that corporate marketing management can learn from the world of cycling and how best to apply them to family businesses.
Planning
Success comes from preparation and meticulous planning, reflecting the importance of setting clear goals and solid strategies. Before starting the Caminho de Santiago tour, we explored and studied the route, identified the critical points and planned how to tackle the challenges we encountered. In addition to the main plan defined, we also took into account the possibility of unforeseen events, and because of this, we planned the measures we would implement in these situations. To achieve success, it is essential to have more than one plan.
Adaptation
Just as we had to adapt to unexpected weather and variable road conditions, family businesses have to adapt, be agile and flexible to adjust to changes in the market. This can be especially challenging in family businesses with a long defined history, due to the traditions and habits developed, yet it is essential for success in today’s business environment which is evolving at an unprecedented rate. Together, with focus and determination, we can overcome any obstacle and reach new heights of success.
Discipline and teamwork
Discipline, consistency and healthy habits are fundamental both for the cyclist on long journeys and for the family business on its road to success. The team mentality in cycling, where each member plays a vital role, mirrors the collaboration and communication needed in a family business. This requires communication, mutual trust, respect and recognising the unique role that each person plays in the company’s success. It’s important to rely on the opinion of all the company’s members when developing marketing strategies, thus valuing the expertise that each professional develops throughout their career.
Performance evaluation
Just as cyclists constantly evaluate their performance during a race and make adjustments as necessary, family businesses need to closely monitor their marketing strategies. This includes analysing key metrics, feedback from customers and staff, and the ability to learn from mistakes and make quick changes.
Marketing management in family businesses can benefit greatly from the lessons we’ve learnt on this cycling journey. By adopting a strategic, adaptable and team-focused approach, family businesses can face challenges with confidence and achieve sustainable success in the market.
Por, Luís Zamith